O Vestibular

as melhores dicas para seu vestibular

  • Educação 24 horas

A USP e seu programa de inclusão.

Posted by blogye7 em abril 15, 2008

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou na semana passada uma ampliação de seu programa de inclusão, conhecido como Inclusp. A instituição criou o que foi chamado de avaliação seriada, ou seja, uma prova que será feita ao fim de cada ano do ensino médio, contando pontos para o vestibular da Fuvest. Como se trata de ação afirmativa, só podem participar estudantes de escolas públicas de São Paulo.

A USP entende que o programa deve ser ampliado – desde 2006 dá 3% de bônus para alunos da rede pública – porque obteve bons resultados. Atualmente, 26,3% dos alunos da instituição vieram de escolas estaduais ou federais, são 2.713 estudantes. Em 2007, o número era um pouco menor, 2.448, e, em 2006, maior (2.719). Para a pró-reitora de graduação, Selma Garrido Pimenta, o Inlcusp conseguiu reverter uma tendência de queda acentuada no número de inscritos oriundos de escolas públicas na Fuvest e, para ela, já é uma boa notícia.

Grupos favoráveis às cotas não se dizem satisfeitos. A ONG Educafro, que mantém cursinhos para alunos negros e carentes, divulgou uma carta aberta em que diz que “os péssimos resultados são frutos de uma ação proposital, detalhadamente planejada, elitista e preconceituosa”. Ainda afirma que “na contramão da história, (a USP) não aceita falar em etnia, racismo e discriminação contra negros, como se o problema não existisse e como se não lhe coubesse responsabilidade”.

Brigas à parte, os dois lados comemoraram os primeiros resultados do desempenho acadêmico dos jovens beneficiados pelo Inclusp em 2007. No primeiro ano de curso na USP, os calouros que vieram de escolas públicas tiveram média 6,3 e o restante, 6,2. Em alguns cursos, a diferença passa dos 2 pontos, com desvantagem para quem cursou escola particular. Esse tipo de resultado se repete em outras universidades que implementaram políticas afirmativas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: