O Vestibular

as melhores dicas para seu vestibular

  • Educação 24 horas

Novas regras do Fies aceitam estudante como fiador em 2008

Posted by blogye7 em março 26, 2008

Nova portaria do Fies aceita estudante como fiador

Menosprezado pelos estudantes após o lançamento do ProUni (Programa Universidade para Todos) em 2005, o Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) deve ganhar novo fôlego com a estréia do “Fiador Solidário” — grupo de alunos que atuarão como fiadores entre si.

A medida será anunciada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo secretário da Educação Superior, Ronaldo Mota, no próximo sábado (29), durante o Fórum Mundial de Educação no Rio de Janeiro.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o objetivo é dar oportunidade a estudantes que não têm fiador.Mantido pela Caixa Econômica Federal, o Fies oferece crédito para pagar mensalidades de cursos superiores em instituições privadas. O aluno deve quitar a dívida depois de formado.

O ProUni, também do governo, concede bolsas integrais ou parciais (50%) para estudantes de baixa renda estudarem em faculdades ou universidades pagas. A diferença é que o formando não tem dívidas depois. Além disso, o ProUni beneficia alunos carentes com uma bolsa-permanência de até R$ 300 mensais.

Em 2008, 91.600 estudantes se inscreveram no Fies. No mesmo período, o processo seletivo do ProUni registrou 855.734 inscrições.
 

Lançamento

Ainda no sábado, Haddad e Mota assinam a portaria com as novas regras do Fies, que valerá para o próximo programa. A novidade é que o financiamento poderá ser de até 100% da mensalidade. Até então, o valor estava limitado a 50%.

Além de ampliar o financiamento para mestrandos e doutorandos, a portaria definirá o pagamento de novas taxas de juros e prazo de carência, que passará a ser de seis meses para o primeiro pagamento.

A medida apresentará outras modificações, como a exigência de um desempenho mínimo por parte do estudante e também por parte dos cursos, além de sanções contra aqueles que descumprirem as regras do Fies.

As inscrições para a seleção do segundo semestre de 2008 serão abertas em julho.

Uma resposta to “Novas regras do Fies aceitam estudante como fiador em 2008”

  1. giuliana barcelos said

    Boa tarde

    Gostaria de saber como faço para me inscrever no FIES, pois faço curso de ADM e gostaria muito de voltar a fazer este curso. Estou desempregada e não sei como fazer tive que trancar pois estou devendo na faculdade e eles não me aceitaram para dar continuidade ao curso. Espero que encontre ajuda com vocês para poder terminar meu curso tão sonhado e clero mesmo desempregada moro com minha mãe e tenho certeza que ela me ajudara.
    Sem mais
    aguardo um breve retorno
    Giuliana Barcelos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: